Deus cuida de nós, até nos momentos difíceis

Jr 29:11: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
Jerusalém tinha sido destruída, o povo levado cativo para Babilônia. E toda a esperança havia ido embora. Longe da terra natal, das suas casas, de tudo. O que será de agora em diante?
Então, Deus usa o profeta Jeremias que havia ficado em Jerusalém, junto com o restante do povo, para escrever uma carta aos cativos. Para animá-los e confortar seus corações.
Primeiramente, o primeiro conselho de Deus, que eles edificassem casas e plantaseem pormares, e comessem do seu fruto. Deus estava dizendo que a permanência deles naquela terra, seria longa.
Jr 29:5: "Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto."
Depois, que eles casassem os seus filhos, que o povo crescesem e não diminuíssem.
Jr 29:6: "Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais."
Seria tempo longo, mas o povo deveria permanecer crescendo, pois a promessa de um povo grande, permanecia, mesmo em terra distante. E para nós, o conselho é que continuemos a pregar o evangelho, para que o Reino de Cristo cresça.
Também, mandou que o povo orasse pela cidade onde estavam habitando. Pois, eles teriam paz, se a cidade estivesse em paz. Isso vale para nós. Quando oramos pela a nossa nação, Estado, cidade, bairro, localidade etc.
Jr 29:7: "Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz."
E por fim, Deus orientou o povo a não dar ouvidos aos profetas que estavam no meio deles, dizendo que eles retornariam logo para a sua terra.
Jr 29:8-9: "Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR."
Deus havia dito que o povo ficaria setenta anos no cativeiro, e era isso que iria acontecer, qualquer palavra contrária a isso, não provia de Deus, e sim do homem.
Jr 29:10: "Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar."
Onde Deus vai dizer ao povo, eu sei o pensamento que tenho de vós, que é de paz etc.
Jr 29:11-14: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio."
E Deus vai confirmando ao povo, que ele estara com eles até o fim, que ouvirá as suas orações, que o povo será achado por ele, se buscarem de todo o coração. E ele mudará a sua sorte.
Deus também mudará o nosso cativeiro, que estamos vivendo, não importa qual. Mas se o buscarmos de todo o nosso coração. Deus nos resgata de onde estivermos e mudará a nossa vida. Você crê nisso? Então, confie em Deus e faça o que ele nos ordena na sua palavra. Busque-o!!!!