Deus proverá

Gn 22:8: "Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos."
Abraão esperou vinte e cinco anos para ter um filho. Deus havia prometido fazer dele uma grande nação, e que através da sua descendência, abençoaria todas as famílias da terra. Mas Abraão não tinha filhos. Como isso seria possível, visto que ele e sua esposa, eram velhos?
Gn 12:1-3: "Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra."
Abraão, não conhecia a Deus, mas creu nas suas promessas, e a Bíblia fala que ele partiu para essa terra que Deus, iria lhe mostrar. Isso é fé. Talvez, muitos lhe chamaram de louco, por ter dado ouvido a uma voz que nem sabe o que era.
Pela idade dele, poderia dizer que ele já estava ficando esquerosado. Mas ele não deu ouvidos as críticas, e partiu rumo a terra de Cannã. Esse episódio, nos faz lembrar de Jesus que foi ameaçado de morte na Judeia, e recebendo a notícia que Lázaro estava enfermo, ele vai depois de dois dias.
Tomé, logo faz a sua crítica, vamos, para morrer com ele.
Jo 11:16: "Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele."
Imagino Abraão ouvindo essas mesmas palavras dos seus servos, vamos morrer no deserto com ele. Mas Abraão estava movido pela fé. E foi a certeza de que o que ele ouviu, não foi algo qualquer que levou ele a partir.
Gn 12:4-6: "Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra."
A distância entre Ur e Cannã, é de aproximadamente mil quilômetros, imahinos que ele levou meses para chegar até Cannã. E mantendo a mesma fé, quilômetro após quilômetro. Sem esmorecer (perder o ânimo, a coragem)
Assim, Deus quer de nós, uma fé inabalável nele, que é poderoso para cumprir tudo que promete, em seu tempo. Após tantos dias caminhando, finalmente Abraão e sua comitiva, chegam a Cannã. E Deus aparece a Abraão, e lhe diz:
Gn 12:7a: "Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra."
Deus confirma as suas promessas a nós. Ele nunca nos deixa sem uma resposta de oração. Ele fala por meio de sua palavra. Se você não tem ouvido Deus fala, é porque não tem se atentado, ele te leva para palavra. Muitas das vezes, Deus nos fala, assim que abrimos as nossas bocas.
Sl 139:4: "Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda."
Deus conhece o nosso limite, sabe até onde suportamos, e ele não dá prova, além do que podemos suportar. Deus, é o maior interessado, em que vencemos. Então, creia, e seja mais do que vencedor.
1Co 10:13: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."
Depois de muito tempo na terra, após passar vinte e cinco anos, Deus aparece Abraão e Sara, e lhes faz a confirmação de que dentro de um ano, eles teriam um filho. Sara foi incrédula diante da promesaa. Quantos de nós, já agimos do mesmo jeito, diante da grandiosidade da promessa?
Agimos assim, porque olhamos para nossas limitações, mas Deus não está sujeito às limitações, que nós temos. Ele é poderoso para tudo, inclusive remir o tempo, mexer nas leis da natureza, mudar pensamentos dos homens a nossa respeito, tornar pessoas insuportáveis em suportáveis. Deus é Deus.
Gn 18:10-14: "Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho."
E assim, Deus fez. Abraão e Sara, tiveram um filho, a qual colocou o nome de Isaque, e passado anos do nascimento de Isaque, Deus colocou Abraão à prova. Lhe pede ao seu filho sacrifício.
Gn 22:2: "Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."
Eu creio, que não deve ter sido fácil para Abraão, fazer isso. Mas ele conhecia o seu Deus. Ele viu que tudo que Deus disse, aconteceu na sua vida. Então, por que dessa vez Deus não iria fazer a mesma coisa.
A bíblia diz que ele se levantou, ageitou tudo e partiu, e depois de três dias, avistou o monte Moriá. Então, subiu ele e o filho até lá para o sacrifício a Deus. Eu imagino que o lado humano de Abraão, estava temeroso, mas a fé era maior do que o medo, e assim procedeu, quando do céu Deus bradou:
Gn 22:11-12: "Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho."
E aquele gesto de fé, que agradou o coração de Deus, onde Deus viu que o coração de Abraão não estava na promessa, e sim em Deus que fez a promessa. Deus reconfirmou a promessas feita a Abraão antes deles descerem o monte.
Gn 22:15-18: "Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz."
Deus nos conhece, e que sejamos mais do que vencedores nele. Mas devemos crer até o fim. Amém!!!