24h por dia 7 dias por semana
pt-br

Não se afaste da presença do Senhor

21/07/2025

Lc 11:26: "Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro."

Jesus estava falando sobre expulsar os demônios, quando os fariseus cometem uma blasfêmia contra o Espírito Santo. Ele explica sobre Satanás expulsar a si mesmo, fala sobre o valente.

Até chegar à condição do homem que se afasta de Deus. O que acontece no corpo daquela pessoa, o seu estado espiritual.

Jesus fala que quando aceitamos o nosso corpo é limpo, pois fomos lavados pelo sangue de Jesus, e assim alcançamos a justificação, somos novas criaturas, o velho homem se foi e tudo se faz novo na nossa vida.

Rm 5:1: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;"

2Co 5:17-18: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,"

Alcançamos tudo isso, e muito mais ao se achegarmos em Cristo, a casa é varrida, limpa. Vivemos uma novidade de vida em Cristo. Queremos falar dessa maravilha para as pessoas. Porque encontramos o que o mundo, não é capaz de dar. Que é paz.

Mas em Cristo, isso se torna possível, porque Deus é amor, é paz e tudo mais que precisamos. Cristo nos completa totalmente.

Isso tudo deveria ser suficiente para permanecermos na presença do Senhor até o fim. Mas as lutas vêm, as provações aumentam. E é aí que muitos não suportam e se afastam da presença do Senhor.

Jesus classifica os crentes em quatro grupos distintos, e cada grupo tem a sua particularidade, desafios e fim. Quera Deus que todos nós se encaixassenos em um único grupo, aquele que dá fruto e permanece até o fim. Mas isso não acontece, pois não firmamos em Cristo, como deveríamos.

Mt 13:19-23: "A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um."

Voltando ao versículo da chave, compreendemos o motivo de Jesus falar que após nos afastarmos da sua presença, o demônio que estava no nosso corpo, volta, pois a casa está vazia e traz outros sete, e o último estado se torna pior do que o primeiro.

O desviar da presença do Senhor, nos coloca numa condição difícil, não impossível para Deus trazer de volta. Mas difícil, pois o diabo vai fazer de tudo para você não voltar. Poderia voltar só um demônio, o que estava antes. Mas não vem outros sete, tornando a situação horrível, pois o diabo vai fazer de tudo para você não voltar, se possível ele te mata para perder a salvação.

O Apóstolo Paulo, no livro dos Hebreus, nos alerta para que não haja em nós um coração perverso, para se afastar do Deus vivo, e também falar que aquele experimentou do Espírito Santo e da vida futura, é difícil ser renovado para salvação novamente. Por isso devemos ficar atentos à decisão que tomamos ao escolher se afastar. Quem garante que seremos resgatados novamente????

Hb 3:12: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;"

Hb 6:4-6: "É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia."

E para encerrar: Quem garante que seremos resgatados novamente???? Pense antes de querer se afastar. ​