24h por dia 7 dias por semana
pt-br

Não somos Misericodioso, como Deus é

22/07/2025

2Rs 1:13: "E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos."

Dois grupo de cinqüenta soldados havia ido até Elias, e os dois foram consumidos pelo fogo que desceu do céu. Mas, se um terceiro foi enviado, e sabendo eles do que aconteceu com os outros dois. Suplicaram pelas suas vidas a Elias.

Iria acontecer a mesma coisa com eles. Porém, o anjo do Senhor o interveio, e não e mandou Elias descer com aqueles homens.

2Rs 1:15: "Então o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei."

A palavra diz que a nossa justiça é como trapo da imundície, porque não somos misericordioso. Nós queremos misericórdia para nós, mas quando devemos praticar com o próximo, não agimos da mesma forma. Por isso, o que impede que façamos coisas horrenda com o nosso próximo; é a intervenção divina. Por Elias, o pediria para o fogo consumir aquele grupo de cinqüenta também. Mas foi o anjo que viu neles sinceridade e não Elias.

Is 64:6: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam."

Davi diante das opções que Deus deu a ele, pela arrogância do seu coração em contato o povo. Davi escolheu cair nas mãos de Deus, por causa das suas misericórdias e não nas mãos dos homens.

2Sm 24:14: "Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu."

A palavra diz que Deus mudou a sua atitude quando o Anjo estava sobre Jerusalém. Mostrando a misericórdia de Deus para com Davi e aqueles homens.

2Sm 24:16: "Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu."

Nós somos maus, pois no momento que o pecado entrou no homem, o que prevaleceu foi o mau. Apesar de conhecer o bem, a carne se satisfaz com a maldade. Podemos ver pelas as atrocidades das guerras, o crime organizado, as gangues, máfias etc. Não há misericórdia nos homens. E se nós não procedermos com Cristo, em nós crentes, também não há misericórdia.

Queremos sempre fazer justiça com a nossa carne e não com Deus, que muda o pensamento a nosso respeito, que consegue enxergar em nós mudança, humilhação.

Sabe por que não procedemos como Deus. Porque não conseguimos enxergar como ele. Mas Deus nos deu o Espírito Santo, exatamente para nos auxiliar, e nos orientar a fazer o que Cristo faria. Mas muitas das vezes nós não sabemos discernir a voz do Espírito Santo, e com isso pecamos. E perdemos a oportunidade de fazermos o bem.

A palavra do Senhor vai dizer que; haja em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.

Fp 2:5-9: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;"

Diante das injustiça, entreguem nas mãos de Deus, que julga justamente. Ele é misericordioso para fazer além do que pensamos. A sua palavra diz que as misericórdia do Senhor se renova a cada manhã, e é a causa de não sermos consumidos. Veja que grande amor de Deus para conosco, visto que pecamos o tempo todo. Reflita nisso, e que possamos mudar as nossas atitudes e sermos misericordioso em Cristo com os nossos próximos.

Lm 3:22-23: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."​