24h por dia 7 dias por semana
pt-br

O preço de não pedir direção a Deus

21/08/2025

Js 9:14: "Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR."

Os Gibionistas sabendo das promessas de Deus ao povo, usou de engano para poupar as suas vidas. Como? Se passando por um povo distante, fora de Canaã.

Ao chegar a Gilgal, contaram uma história aos príncipes e a Josué, que lhes convenceu, pois mostraram fatos falsos, mas que ao olhar, davam entender que falavam a verdade. Diante daqueles fatos, decidiram fazer aliança com aquele povo.

A palavra vai dizer, que não pediram conselho ao SENHOR, sobre aqueles homens. E tomaram a decisão de não matarem eles. Assim, fizeram paz entre ambos povos.

Js 9:15: "Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento."

O diabo usa da mesma artimanha para nos enganar. Ele vem com falsa promessa de que aquela vaga, aquele jogo etc. É de Deus. Como a maioria de nós não conhecemos a Deus. Acaba acreditando, e quando vai ver caiu no engano do diabo.

Por que acreditamos nas mentiras do diabo? Porque usam o nome de Deus, e pelo fato de falar o nome de Deus, e o que ele está falando, condiz com as nossas necessidades: Acreditamos!

A surpresa veio três dias depois, quando Israel decidiu partir para conquistar novas terras.

Js 9:16-18: "Ao cabo de três dias, depois de terem feito a aliança com eles, ouviram que eram seus vizinhos e que moravam no meio deles. Pois, partindo os filhos de Israel, chegaram às cidades deles ao terceiro dia; suas cidades eram Gibeão, Cefira, Beerote e Quiriate-Jearim. Os filhos de Israel não os feriram, porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo SENHOR, Deus de Israel; pelo que toda a congregação murmurou contra os príncipes."

O povo ficou sem aquele pedaço de terra, porquanto não consultaram ao Senhor sobre aqueles homens. É o que acontece conosco, quando não consultamos a Deus, sobre determinadas alianças que fazemos. Deus é conhecedor de todas as coisas, nós não.

A palavra vai dizer que:

Sl 139:4: "Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda."

Deus, estava com o povo para os livrarem de tudo; inclusive de serem enganados. O problema, é quando achamos que podemos tomar decisão sozinho. É aí que começamos a experimentar a derrota. O povo mais uma vez foi enverganhado.

Deus prometeu toda a terra ao povo. E não falou para o povo fazerem alianças. Mas conquistar cada pedaço de terra. Pois, toda a terra é do Senhor. E Deus estava dando toda a Israel. Mas por causa dessa aliança, isso não foi possível.

E tiveram que assumir a responsabilidade de defender esse povo, além de se defenderem.

Js 10:6-8: "Os homens de Gibeão mandaram dizer a Josué, no arraial de Gilgal: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, pois todos os reis dos amorreus que habitam nas montanhas se ajuntaram contra nós. Então, subiu Josué de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele e todos os valentes. Disse o SENHOR a Josué: Não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles te poderá resistir."

Tiveram que defender, pois juraram em nome do Senhor. Que tenhamos cuidados ao tomar qualquer decisão. Nem tudo é Deus. Amém?!!! ​