24h por dia 7 dias por semana
pt-br

O que a negação de Pedro nos ensina?

12/05/2025

Lc 22:31-34: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante."

Jesus, orou por Pedro para que a fé dele não desfalecesse. Satanás já estava de olho em Pedro, tanto é que ele pediu para penerar todos eles como trigo. Mas Jesus falou exclusivamente de Pedro. E lhe deu um conselho, dolorido, mas que era necessário. "Quando te converteres, fortalece os teus irmãos."

Pedro não aceitou que ele não era convertido ainda. E como prova, disse que estava pronto até ir para prisão com Jesus. Cuidado, quando você fala algo que nem você acredita. Pedro falou porque não aceitava afirmação de Jesus de que ele precisava se converter.

Às vezes, Deus nos fala coisa que é para o nosso bem. Mas o nosso orgulho, senso de santarrão, não nos permite admitir que realmente somos aquilo que Jesus falou. E isso pode nos tornar pessoas arrogantes, e nos levar a fazer algo pior.

Foi o que aconteceu com Pedro. Jesus disse: "Quando te converteres, fortalece os teus irmãos.", mas Pedro falou: "Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte." Jesus mais uma vez alertou a ele, de que ele não estava convertido. Ele falou claramente: "hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante."

Foi aí que Pedro ficou calado, não falou mais nada depois dessa afirmação. Se Deus está nos alertando sobre algo, é porque ele pela sua uniciência está nos livrando lá na frente.

Pedro poderia parar e refletir sobre o que Jesus disse, que ele o negaria três vezes que o conhece. Mas não parou, antes após Jesus ter sido preso. Ele que disse que iria para prisão com Cristo, foi um dos que fugiu, porque realmente não estava preparado para tal.

Quantas vezes nós já fugimos de responsabilidade, por não está preparado ainda para aquilo. E todos via em nós pessoas excelente para determinada responsabilidade, mas Jesus nos ver diferente. A obra é de Deus, ele não quer que pensamos que a obra é nossa. E começamos a machucar as ovelhas de Cristo, do mesmo jeito que o diabo faz.

E pelo fato de Pedro não aceitar que precisava se converter, ele fez exatamente o que Cristo falou que ele faria:

Lc 22:54-60: "Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe. E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço. Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou. E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu. Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo."

Jesus olhou para ele, como o lembrando: Eu te disse que precisava se converter. A palavra vai dizer que Pedro chorou amargamente depois disso. Isso acontece conosco quando negamos a Cristo na escola, no trabalho, na rua etc.

Pelo fato de termos o Espírito Santo, o nosso coração aperta, o semblante cai, a alma não fica em paz. É diferente do que aconteceu com Judas. Judas foi reclamar com os Principais Sacerdotes, e após foi de matar. Ele sentiu remoso, e não arrependimento. Quando não nos arrependemos do que fazendo estando na presença de Cristo. É porque nos afastamos faz tempo.

Lc 22:61-62: "Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente."

Jesus quer que nos arrependemos das nossas atitudes como crente. Assim como ele falou com Pedro, ele fala para nós.

"Quando te converteres, fortalece os teus irmãos."

Amém!!!!! ​