Obedecer é melhor que sacrificar

1Sm 16:1: "Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei."
Saul, foi o primeiro rei de Israel. Após o povo desejar ter um reino igual a outros povos que haviam à sua volta. Deus concedeu a Israel um rei.
1Sm 8:5: "e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações."
Aquela palavra entristeceu Samuel, que era profeta e juiz na época. Diferente do povo, foi orar, pois era a atitude certa a se fazer. E Deus respondeu a Samuel.
1Sm 8:6: "Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR."
1Sm 8:7: "Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele."
O povo havia rejeitado o reinado de Deus sobre a vida deles, para confiar no homem. Tudo porque olhou para o exemplo dos outros povos. Mas não olhou para o que Deus fez por eles, desde do Egito.
1Sm 8:8: "Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti."
Muitas das vezes nós também somos ingratos com Deus. Mesmo conhecendo o seu imenso poder e a obra das suas mãos. O rejeitamos, porque achamos que do nosso jeito vai dar certo. Nós somos galhos, assim como o rei humano que o povo queria.
Então, diante do pedido do povo, Deus mandou a Samuel falar ao povo, qual seriam os direitos que o rei teria.
1Sm 8:9-17: "Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte-o solenemente e explica-lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele. Referiu Samuel todas as palavras do SENHOR ao povo, que lhe pedia um rei, e disse: Este será o direito do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará no serviço dos seus carros e como seus cavaleiros, para que corram adiante deles; e os porá uns por capitães de mil e capitães de cinqüenta; outros para lavrarem os seus campos e ceifarem as suas messes; e outros para fabricarem suas armas de guerra e o aparelhamento de seus carros. Tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomará o melhor das vossas lavouras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e o dará aos seus servidores. As vossas sementeiras e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores. Também tomará os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe sereis por servos."
Ou seja, o rei tiraria o melhor deles, os tornariam servos, eles teriam que pagar tributos, para manter a máquina do governo. E Deus o advertiu que chegaria a hora que o povo iria clamar por causa do rei que o que estava governando e a resposta de Deus seria essa.
1Sm 8:18-22: "Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia. Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós. Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras. Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu perante o SENHOR. Então, o SENHOR disse a Samuel: Atende à sua voz e estabelece-lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel: Volte cada um para sua cidade."
O povo estava tão cego, e tão eufórico para ter um reino. Que rejeitou todas as advertências que Deus falou que poderia acontecer. Tudo porque queriam ser igual aos outros. Se os outros podem, eu também posso.
Só que muitas das vezes, não vivemos no meio daqueles que admiramos, para saber como é. Tudo sem viver, é maravilhoso, até passamos a viver as mesmas coisas.
Eles estavam tão cego que eles não reconheciam que Deus lhes dava vitória. É Deus que vai à frente do exército. Eles queriam uma presença física à frente deles e rejeitando a presença de Deus.
Por fim, Saul foi colocado como rei, e após anos no poder, ele se mostrou quem era ele de fato. Começou a fazer as coisas ao contrário do que Deus mandava, tudo para agradar ao povo e não a Deus.
Deus mandou destruir os Amalequitas totalmente, e ele preservou os Reis, o melhor do gado etc. E não foi isso que Deus mandou. Até que ele rasgou as vestes de Samuel, e Samuel falou que Deus havia lhe tirado o reino.
1Sm 15:28: "Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu."
Ou seja, Deus já havia preparado um rei para o povo. Mas sabe quando não sabemos esperar em Deus. E queremos antecipar benção. Deus lhes deu um rei pela sua vontade permissiva. E com isso o povo teve que suportar Saul por quarenta anos.
Até que finalmente Davi veio a reinar e cumpriu todos os dezejo de Deus para o povo. O que Deus estava preparado para o povo, teve que esperar mais de quarenta anos. Igual aconteceu com o povo que saiu do Egito. Por causa da rebeldia de alguns, uma geração inteira teve que passar quarenta anos no deserto. E a benção estava a poucos passos deles.
Então, diante da rejeição de Deus a Saul, Deus mandou Samuel parar de chorar por causa de Saul, e ir até Belém para finalmente, Deus dar ao povo, um rei que era segundo o seu coração.
At 13:22: "E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade."
A bênção de Deus na nossa vida, será segundo o desejo de Deus. Crei e espere nele, pois é fiel para cumprir tudo o que diz. Amém?!!!