24h por dia 7 dias por semana
pt-br

Que não sejamos profanos, como foi Esaú

18/07/2025

Hb 12:17: "Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado."

Esaú é do tipo do crente, que não se importa com as coisas de Deus, e nem com o que Deus fala. É capaz de pecar para ter o que deseja, achando que pode recuperar depois com uma simples lágrima. São crentes inconsequentes, que peçam consciente do que estão fazendo.

Quando Jacó, pediu a primogenitura em troca do prato de lentilha, ele disse o seguinte:

Gn 25:32b: "de que me aproveitará o direito de primogenitura?"

Ele tinha vários direitos como primogênito, porém, nunca se preocupou em saber o seu significado para sua vida, história e no plano de Deus. Muitos de nós, ao desprezar o sacrifício de Cristo, por causa do pecado. Estamos desprezando tudo o que Cristo passou para nos justificar parante o Pai.

O Apóstolo Paulo, diz na sua carta aos Hebreus o seguinte:

Hb 6:4-6: "É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia."

Isso é gravíssimo. Paulo ao escrever essas palavras, não disse com suas próprias palavras. Mas pela direção do Espírito Santo. Deus quer nos livrar de pecar, e de perdermos a salvação, pelo simples fato de querermos satisfazer a nossa carne. Menosprezando os planos de Deus para nossa vida.

Voltando em Esaú, a palavra vai dizer que ele menosprezou a sua primogenitura, por um prato de lentilha.

Gn 25:34b: "Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura."

Igualmente no Éden, Adão e Eva, desprezaram o direito de viver no paraíso, simplesmente porque quiseram ser igual a Deus.

Nós não somos diferentes, o diabo conhece nossos pontos fracos. E ele não brinca de ser diabo, igual nós brincamos de sermos crentes. Ele já está condenado e não tem nada a perder. Nós temos tudo a perder, se desprezarmos o conselho de Deus para nossa salvação.

1Pe 5:8-9: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo."

Que possamos olhar para alvo que é Jesus Cristo, e não nos atentarmos às ofertas dessa vida, que só nos afasta de Deus. Amém!!!

Hb 12:2: "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus."​