Quem anda com Deus, não toma atitude no desespero, mas em Deus

Gn 17:1: "Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito."
Abrão e Sarai, saíram de Haram com a promessa de terem um filho, e que através desse filho as promessas de Deus alcançaria a sua posteridade. Mas passado mais de duas décadas em Canaã, Abrao5e Sarai, ainda não tinham filhos.
Sarai tomou uma atitude desesperada sem o consentimento de Deus, e Abrão também não consultou a Deus, sabendo que o Senhor havia prometido um filho que seria dele e Sarai.
Abrão para agradar a esposa, se deita com Agar, e dessa aventura, nasce um filho, não o filho da promessa, mas um filho, que seria uma pedra no calcanhar dos povo judeus.
Após passar anos, Deus aparece a Abrão e Sarai, e muda os nomes deles. Essa mudança foi resultado das suas atitudes, pois o seus nomes representavam algo que iria surgir pelo fato, de Abrão ter tido um filho que não estava nos plano de Deus para eles.
Então, Deus chama a Abraão e diz:
Gn 17:1: "anda na minha presença e sê perfeito."
Quando andamos na presença do Senhor, fazemos o que o Senhor manda e nos orienta. Mas quando andamos na nossa. Cometemos erros que nos vai trazer consequências ou para nossos filhos.
Assim foi e é com a descendência de Abraão. Veja Israel hoje. Odiado por todos Árabes a sua volta. Isso consequência de fazer algo sem a direção de Deus.
E nós o tempo todo cometemos o mesmo erro, fazendo aquilo que achamos que é certo, e que achamos que Deus está no negócio. Mas Deus não está.
A fala de Sarai a Abrão foi a seguinte:
Gn 16:2: "disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai."
Baseada nessa palavra, ela decidiu tomar aquela atitude. Mas Abrão tinha recebido de Deus a seguinte palavra de fé.
Gn 15:4: "A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro."
Deus fez a promessa a Abrão de um filho. Ele sabia disso, mas para agradar a sua esposa, aceitou a sua ideia.
Decisões erradas, vai trazer impacto em algum momento para outros, e nós vamos sofrer ao contemplamos isso. Veja o que Ismael fazia com Isaque e qual foi atitude de Sara.
Gn 21:9-11: "Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho."
Imagine para um pai, ter que manda embora o seu filho. Abraão teve que fazer isso. Isso muito doeu em seu coração. Sara não se lembrou do que pediu a seu esposo diante do desespero por um filho. Nela não doeu o fato de mandar o menino e a mãe embora. Porque o filho não era dela. Ela não gerou, ela não amamentou e nem carregou aquela criança no ventre.
Então, é fácil para nós ignorarmos as coisas quando a consequência vem, e nós não queremos reconhecermos que erramos.
Abraão mandou embora, pois em um ponto Sara estava certa, a promessa a herança, era em Isaque e não Ismael. Legitimamente, ele teria esse direito. Mas Deus quem determinou que em Isaque viria a promessa de uma grande nação e não Ismael.
Mas Deus, não esqueceu de Ismael. Ismael veio a se tornar nós nossos tempos, a Arábia Saudita, o maior produtor de petróleo do mundo. E apioador dos Palestinos, que luta contra Israel para ter uma nação em uma terra que Deus deu a Israel e mais ninguém.
Gn 21:12-13: "Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente."
Assim Deus fez na vida de Ismael conforme a palavra diz em Gênesis 12:13. Deus é fiel, e cumpre o que diz. Ainda que houve um erro, uma falta de discernimento e confiança em Deus. Deus abençoo Ismael por ser filho de Abraão.
Que não cometemos os mesmos erros de Abraão e Sara, só por desespero nosso. Mas que aprendemos a confiar em Deus e andar na sua presença, para sermos perfeitos. Amém?!!!!