Quem se entrega totalmente a Deus, tem a certeza que Deus prover todas as coisas

Gn 22:5: "Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós."
Abraão e Sara foram abençoados por Deus, no tocante ao filho que tanto o aguardavam. Conforme a palavra do Senhor, que dentro de um ano, Sara teria um filho, isso se cumpriu.
Gn 18:10: "Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele."
Gn 21:1-2: "Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara."
Deus não tardou a sua promessa a Abraão, mas no tempo determinado, ele a cumpriu literalmente.
Passado o tempo de desmame da criança, a despedida de Agar e Ismael. Isaque cresce, ganha força etc. Deus fala a Abraão.
Gn 22:2: "Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."
Deus pedi o seu filho em sacrifício. Imagine a reação de Abraão. A Bíblia não relata a sua reação, mas somente o seu ato de fé. Que ele preparou tudo e foi. Abraão, saiu da sua terra, parentela, e veio a uma terra desconhecida, pela fé, e conforme o que Deus falou a ele. Deus estava cumprindo. Deus o guardou, prosperou por onde quer que ele fosse. Deu lhe um filho conforme prometeu.
Então, por que ele duvidaria de Deus em relação a ter pedido o seu filho em sacrifício? A convivência com Deus, nos faz crê que Deus é o Deus do impossível. A convivência com Deus, nos faz conhecer a sua voz, e quem conhece a voz de Deus, não duvida, mais crê.
Mesmo que Deus não lhe promete nada. Porque Deus só pediu o menino em holocausto, e não prometeu que iria fazer algo. Mas ele creu e assim procedeu em obediência a Deus.
Jo 10:4-5: "Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos."
Se não fosse a voz de Deus, ele não o faria. Ele já tinha ouvido a voz de Deus antes. Por isso sabia quem estava pedido e que era poderoso para trazer de volta a seu filho. Por isso ele disse:
Gn 22:5: "eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós."
Ele tinha essa certeza de que voltaria com o seu filho de lá do monte. Deus falou que ele iria voltar? Não! Mas Deus muda a nossa história, quando confiamos inteiramente nele até o fim. A fé move o coração de Deus.
Por isso a palavra diz:
Hb 11:6: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam."
Então, que nós possamos crê que Deus, é o Deus do impossível, que é poderoso para fazer todas as coisas. Mesmo que não nos promete nada. Ele é capaz de mudar a nossa história, por causa da nossa fé.
Gn 22:10-12: "e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho."
Deus mudou a história de Abraão, quando esse preparou o altar, a lenha, o holocausto e iria executar o que Deus pediu. Precisamos crê que Deus é poderoso para mudar a nossa história.
Abraão não deixou de fazer o sacrifício, mas o sacrifício não foi o seu filho. Mas o que ele falou a seu filho no caminho. Deus proverá. E Deus proveu. Talvez Isaque não tenha entendido nada, o fato de o pai o ter amarrado sobre o altar. E depois o desmarou. Mas Abraão entendeu, pois Deus proveu o sacrifício.
Gn 22:13: "Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho."
Por isso Abraão colocou o nome daquele lugar:
Gn 22:14: "E pôs Abraão por nome àquele lugar —O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá."
E após o sacrifício, Deus fala com Abraão mais uma vez.
Gn 22:15-18: "Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz."
Deus reafirma a sua promessa de fazer de Abraão uma grande nação, e que através da sua descendência, todas as famílias da terra seriam abençoadas. E essa descendência, é Jesus Cristo!
Nós somos abençoado por causa desse ato de fé. De um homem que ousou confiar em Deus, nos dando o exemplo de fé inabalável em um Deus que tem todo o poder. Amém!!!!