24h por dia 7 dias por semana
pt-br

Ter o Espírito de Deus é importante

17/09/2025

Gn 41:38: "Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?"

José havia sido vendido pelos seus irmãos aos Ismaelitas, o qual o levou ao Egito, e lá o vendeu ao comandante da guarda de Faraó, chamado Potifar. Esse o levou para sua casa e após ver que Deus o abençoou. Confiou a ele tudo.

A palavra diz que José foi tentado pela esposa do seu senhor, o qual fugiu bravamente. E por causa disso, foi acusado de assedia-lá. Então, Potifar o mandou para cadeia. Onde mais uma vez Deus manifestou o seu poder.

José achou graça diante do carcereiro, que deixou todos os presos sob sua responsabilidade. Nesee período, dois funcionários de Faraó foram presos. Um era copeiro e ou padadeiro.

Durante suas estadas ali, tiveram cada um, um sonho diferente. Que resultou na absolvição de um e condenação do outro. O que foi absolvido, José disse:

Gn 40:14-15: "Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra."

Mas o copeiro esqueceu de José e não fez menção dele. Muitas das vezes isso acontece conosco. Ajudamos um amigo ou colega, e se esquecem do que fizemos por eles.

Mas Deus não esquece, e no devido tempo, ele fez o copeiro se lembrar de José. A Palavra vai dizer que Faraó teve um sonho perturbador, e não sabia a interpretação e nenhum dos seus sábios também não conseguia interpretar.

Foi aí que o copeiro se lembrou de José. Ou seja, Deus fez com que Faraó tivesse um sonho, para que o copeiro se lembrasse de que um dia teve um sonho, e o seu servo foi usado para interpretar.

Gn 41:9,12-14: "Então, disse a Faraó o copeiro-chefe: Lembro-me hoje das minhas ofensas. … Achava-se conosco um jovem hebreu, servo do comandante da guarda; contamos-lhe os nossos sonhos, e ele no-los interpretou, a cada um segundo o seu sonho. E como nos interpretou, assim mesmo se deu: eu fui restituído ao meu cargo, o outro foi enforcado. Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó."

Imediatamente, mandou chamar José a sua presença, e José interpretou o sonho, deu orientações sobre o que fazer. Quando Faraó diz:

Gn 41:38: "Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?"

Precisamos ter o Espírito de Deus, e fazermos a diferença nessa terra. Para que o nome do Senhor seja glorificado. Amém?! ​