Tudo que fomos fazer, devemos consultar ao Senhor

1Sm 30:8: "Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás."
Então, Davi e seus homens chegaram a Ziclague e viram que a cidade tinha sido saqueada, e todos tinham sido levados cativos. E todo aqueles homens choraram.
Diante daquela situação, todos os homens de Davi queriam apredega-lo, porque seus familiares tinham sido levados cativos.
1Sm 30:6: "Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas;"
Mas diante de toda aquela situação, a palavra vai dizer que Davi se reanimou no Senhor. Buscou força naquele que tudo pode. Deus, o Senhor de Israel.
1Sm 30:6b: "porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus."
Davi conhecia o Deus que ele Sérvia, sabia que é poderoso para trazer de volta tudo que aparentemente, eles haviam perdido. Então, Davi consultou ao Senhor.
1Sm 30:8: "Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás."
O Senhor lhe deu parecer favorável para ele perseguir os Amalequitas. Quando consultamos ao Senhor sobre o que fazer, Deus nos orienta, sobre como proceder e nos dar a vitória.
O rei Josafâ estava com os seus inimigos na porta e não sabia o que fazer. Mas quando ele consultou ao SENHOR, Deus lhe respondeu, e a vitória veio. Deus é o maior interessado em nos dar vitória, basta consultar e confiar.
2Cr 20:3-17: "Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR. Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo, e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo? Habitaram nela e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir, cujas terras não permitiste a Israel invadir, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram, eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua possessão, que nos deste em herança. Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos. Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco."
Assim como Davi e Josafá obteve vitória, nós também podemos obter, se confiarmos inteiramente no Senhor Deus. Amém?!!!